Ultra Trail São Mamede e Faial 2019

Decorreram este mês os eventos de Ultra Trail em São Mamede no Alentejo e na Ilha do Faial nos Açores, como de costume nesta modalidade, disputada por trilhos incríveis.

O trajeto de São Mamede no Alentejo com 110 km conta com a passagem por algumas das mais emblemáticas aldeias alentejanas das redondezas, entre ruas de casas brancas e locais inóspitos onde apenas sobressaia a luz de uma lua cheia que iluminava a cada passo os atletas. Passando pelo Marvão um local a referir por ser incrivelmente bonito.

.

.

.

Os atletas da casa puderam testemunhar o carinho dos portalegrenses, em particular para o Vítor Cordeiro, que acabou por vencer a prova em 13h24 m.

Um momento a destacar por volta do km 30, onde dois atletas (que naquele momento disputavam as primeiras posições), um deles tinha aberto a canela numa pedra e o outro abdicou da sua prova para ajudar o colega em dificuldades coisas que acontecem num desporto como este, onde há mais do que vencer a prova! Testemunhado por Rui Sequeira que ficou em segundo lugar na prova.

Na classe feminina a grande vencedora foi Emília Silveira que terminou a prova em 17h48m.

.

.

.

Na Ilha do Faial nos Açores, disputou-se a corrida Grande Rota dos Baleeiros, que integrou a categoria de descoberta do circuito mundial de ‘ultra-trail’.

.

.

.

A prova faialense de 118 Km e cerca de 5 mil metros de desnível positivo, consta no lote de cinco ‘discovery races’, juntamente com duas na China, uma na Finlândia e outra na Polónia.

Esta prova inicia-se no porto baleeiro do Salão, passando por Porto do Comprido, a maior estação baleeira dos Açores até 1957, ano de erupção do Vulcão dos Capelinhos, pelo complexo baleeiro das Angústias, e pelos varadouros baleeiros dos Cedros, do Varadouro e da Ribeirinha.

O veterano Leonardo Diogo, do Clube Aventura da Madeira, venceu a Grande Rota dos Baleeiros, no Faial, em 14h47m.

A grande vencedora foi Heintz Heintz, com 19h09m. Seguiu-se Vanesa Bravo a melhor portuguesa com o tempo de 19h35m.

.

Fotos: Paulo Gabriel e Record
Video: Azores Trail Run