Final do Campeonato Europeu de DHI – Pampilhosa da Serra

Final do Campeonato Europeu de DHI – Pampilhosa da Serra

Pampilhosa da Serra recebeu este fim de semana o Campeonato Europeu de Downhill, os portugueses conquistaram cinco títulos e um total de oito medalhas nas categorias master. O francês Baptiste Pierron e a suíça Camille Balanche sagraram-se hoje os grandes vencedores do Campeonato Europeu de DHI.

.

.

.

A final masculina de elite teve um nível bastante elevado colocando os três primeiros atletas a menos de um segundo.

Baptiste Pierron era o principal candidato à vitória, sagrou-se hoje o grande vencedor da competição, descendo a pista com cerca de 2km em 3’13’’501. Na segunda posição o seu colega de equipa e de seleção o francês Benoit Coulanges (Dorval AM) e com a medalha de bronze o austríaco David Trummer.

O melhor português foi Emanuel Pombo (Ciclo Madeira Clube Desportivo) em 8º lugar.

.

.

.

Nas elites femininas uma luta bastante renhida com, Camille Balanche a levar a melhor sobre a eslovaca Monika Hrastnik com uns escassos 0,063 segundos de vantagem, na terceira posição a italiana Veronika Widmann a 0,189 segundos da vencedora.

A melhor portuguesa em prova foi Margarida Bandeira (Montanha Clube / LouzanPark) no 14º lugar.

.

.

.

O junior Gonçalo Bandeira, sofreu uma queda na final, apesar disso, obteve como prémio de consolação o primeiro lugar no seu escalão. Resultado que, em 2019, não deu direito a título europeu, mas apenas a medalha, porque a UCI atribuiu títulos apenas na classificação absoluta, que juntou corredores de elite, sub-23 e juniores. 

.

.

.

Os Portugueses destacaram-se nos masters, conquistando cinco medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze.

.

.

.

O madeirense Daniel Pombo (Ciclo Madeira Clube Desportivo) foi o mais veloz dos masters 30, descendo em 3’24’746, em segundo o espanhol Manuel Pellon (BDM Bike Clube). Em terceiro o alemão Benny Strasser (Magura Santa Cruz). 

Em masters 35, Luís Ribeiro (UD Lorvanense) impôs-se descendo em 3’33’’755, na segunda posição Paulo Domingues (MS Racing Portugal/Estrelas da Amadora) e a fechar o pódio o espanhol Borja Comesaña (Tres Lunas Race/Acerbis Ariete).

Os restantes títulos portugueses foram para a master 30 Fátima Vida (Associação 20 Km Almeirim/Restaurante O Forno), para o master 60 Rui Portela e para o master 65 Rui d’Almeida, que correram sem qualquer adversário nas respetivas categorias. 

João Estêvão (Wildpack Algarve Racing) foi vice-campeão europeu de master 50, batido pelo espanhol Ramón Figueras (Molabikes Team).

Ana Martins (Casa do Povo de Abrunheira) ficou com a medalha de bronze em masters 35 femininas, uma categoria que coroou a espanhola Estefania Cabarcos (BDM Bike Clube). 

Em master 40 o italiano Paolo Alleva (Team Scoutbike.com), master 45 Oscar Colombo (Team Scoutbike.com), master 55 francês Bruno Rizzo (Dorval AM) e da master holandesa Manon Bernardet Hooijschuur (BMX Terrassa Club).

Fotos e video: Federação Portuguesa de Ciclismo