Tu podes mudar a Floresta em Portugal!

Tu podes mudar a Floresta em Portugal!

Cerca de 85% da floresta em Portugal é propriedade privada, e apenas 3% pertence ao Estado Português, os restantes 12% são baldios.

Na maioria das vezes vemos terrenos privados, considerados agrícolas que apenas servem para serem desmatados todos os anos, com limpezas super agressivas para a fauna e flora. Acabando assim, por destruir muitas espécies autóctones que iriam nascer sem a mão do homem, como é o exemplo de todas as espécies Quercus (Carvalho, sobreiro, azinheira).

Desta forma, sabemos que a mudança para obter uma floresta saudável com espécies autóctones depende totalmente da forma como cada proprietário organiza os seus terrenos.

Precisamos de abandonar a ideia de monoculturas (produção agrícola de apenas uma única espécie), esta produção só é rentável monetariamente a curto prazo tendo por consequência a destruição de todo o ecossistema num curto espaço de tempo.

Se alguém já visitou uma floresta, fazemos a seguinte questão: Quantas espécies de árvores, plantas e animais consegues identificar?

A Natureza ensina-nos. Temos de mergulhar nela, valorizá-la e aprender com ela. Quanto mais biodiversidade existir numa floresta, mais resistente ela será. Capaz de resistir a climas adversos, assim como pragas. Sem necessidade de utilização de agrotóxicos.

O futuro do nosso habitat depende de nós! E se não existir uma transição neste momento, chegaremos a um ponto sem retorno.

A solução da Permacultura é um dos melhores caminhos que podemos seguir, aliado a um sistema agro florestal. Sistema este que integra todo o tipo de plantas através de extratos. Permitindo assim ter horta, arbustos, árvores de fruto, árvores de médio porte e árvores de grande porte, tudo no mesmo local.

Um dos nossos principais objetivos é, naquilo que pensamos e refletimos, possa vir a ter uma influência nossa. A Natureza precisa de nós!

Brevemente iremos mostrar alguns dos nossos projetos, colocados em prática.

Sugestões:

O livro “A Crise Ambiental e Civilizacional e a Alternativa da Permacultura

O documentário “Sementes a história nunca antes contada”


Como funciona a agrofloresta, a forma de agricultura que pode mudar o mundo

Créditos: Alternativa da Permacultura