Campeonato da Europa de Downhill Lousã

Os riders portugueses conquistaram seis medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze no Campeonato da Europa de Downhill, realizado no Louzanpark, Lousã.

Francisco Pardal, sagrou-se campeão da Europa de elite, numa prova bem renhida, disputada por 81 atletas, de 19 países diferentes. As condições não foram favoráveis, com muita chuva, vento forte e frio.

Francisco Pardal desceu a pista de 2,43 quilómetros em 4’11’’306, batendo o francês Benoit Coulanges (Dorval AM) por apenas 110 milésimos de segundo. O terceiro, a 1,709 segundos de Pardal foi Johannes von Klebelsberg (Itália).

O madeirense Emanuel Pombo (Ciclo Madeira Clube Desportivo) teve um desempenho de elevada qualidade, acabando na quarta posição, a 2,697 segundos do vencedor e a menos de um segundo do pódio. 

 

Na categoria de juniores, Tiago Ladeira (Miranda Factory), terminou a prova em 4’19’’009, em segundo lugar o alemão Mika Hopp (Gz Rocky Mountain Racing), com mais 1,238 segundos, e em terceiro o italiano Stefano Introzzi, que ficou a 1,828 segundos. 

Durante a manhã, nas categorias de veteranos, os portugueses também deram cartas, conquistando quatro títulos europeus.

Em masters 30 venceu o britânico Brett Wheeler, da equipa lusa MS Racing Portugal/Estrelas da Amadora, seguido por Rui Cabrita (Wildpack BCF Algarve Racing).

O campeão europeu de master 35 foi Márcio Ferreira (MCF/Município de S. Brás/XDream), seguido pelo compatriota Hélder Padilha. Ana Martins (UD Lorvanense) foi a única master feminina.

O italiano Paolo Alleva (Team Scoutbike.com) conquistou o título europeu de masters 40, enquanto o compatriota e colega de equipa Oscar Colombo foi o melhor master 45.

O suíço Thomas Weber (Teamproject) impôs-se em master 50, categoria na qual o português João Estêvão (Wildpack BCF Algarve Racing) ficou com a medalha de bronze.

Em masters 55 o título foi para o luso José Salgueiro (MCF/XDream/Município de S. Brás). Rui Portela foi o único master 60.

Nas provas femininas de elite e de juniores, confirmou-se o favoritismo da eslovena Monika Hrastnik, com 4’46’’855. A segunda classificada foi a francesa Morgane Charre, a 2,992 segundos, e o terceiro posto foi ocupado pela suíça Camille Balanche, a 18,659 segundos. 

A campeã europeia júnior é a francesa Nastasia Gimenez, com 4’57’’226, em segundo a austríaca Valentina Höll, a 2,722 segundos, e a fechar o pódio a italiana Lelia Tasso, a 48,318 segundos.